Alugar um imóvel é um momento bom e especial tanto para o locador, quanto para o locatário. Durante a assinatura do contrato, todos concordam com os direitos e deveres e tudo caminha bem, flui e a relação promete ser a melhor possível. Mas, e quando o aluguel atrasar? Como proceder com a situação sem comprometer a boa relação locador-inquilino?
Visando o bom relacionamento entre as partes, a NovaLRB traz algumas dicas para que tudo flua da melhor maneira possível. Vamos lá?
1. Mantenha as notificações de atraso
Mantenha contato com o inquilino, é super importante. O envio de dicas e informações por WhatsApp pode facilitar o caminho para também encaminhar avisos sobre atrasos no pagamento. É imprescindível tomar cuidado com as palavras para evitar um clima desagradável com o inquilino.
2. Humanize a cobrança
Levar em consideração todas as necessidades do cliente implica em uma boa experiência do mesmo, visando sempre sua satisfação. A cobrança pode ser resolvida com um diálogo franco. Humanize o atendimento e não trate seu cliente como apenas um número.
3. Defina o melhor prazo de pagamento
Quando o atraso no pagamento do aluguel for recorrente, o ideal é conversar com o inquilino sobre uma nova data para a quitação. Lembre-se sempre de resolver a situação de forma amistosa.
4. Cobre a multa acordada no contrato
O contrato de locação é fundamental para a segurança de ambas as partes, em casos de imprevistos. Ele garante o direito de pagamento de multa e juros se o valor do aluguel não for pago em dia pelo locatário. Em situações em que o atraso é de poucos dias ou se o cliente tiver um bom histórico de pagamento, essa multa pode ser negociada.
5. Tenha um histórico de pagamentos
Inúmeras são as razões que podem implicar no atraso do pagamento do aluguel. A inadimplência é um caso isolado na maioria das vezes, e isso pode fazer toda a diferença para pensar na estratégia de negociação. Ter um histórico de pagamento dos clientes, facilita na identificação dos inquilinos que atrasam com recorrência. Com esse sistema de gestão, fica mais fácil criar uma comunicação com essa parte específica dos locatários, mantendo sempre a relação linear e saudável.
Não é fácil administrar um condomínio, afinal, envolve pessoas com estilos de vida diferentes. Lidar com situações delicadas é super comum, mas é importante estar preparado para encará-las e resolvê-las da melhor forma possível. A NovaLRB está aqui para te ajudar com isso. Vamos administrar juntos?