Categorias
Condomínio

Como cobrar o aluguel sem perder a boa relação?

Alugar um imóvel é um momento bom e especial tanto para o locador, quanto para o locatário. Durante a assinatura do contrato, todos concordam com os direitos e deveres e tudo caminha bem, flui e a relação promete ser a melhor possível. Mas, e quando o aluguel atrasar? Como proceder com a situação sem comprometer a boa relação locador-inquilino? 

Visando o bom relacionamento entre as partes, a NovaLRB traz algumas dicas para que tudo flua da melhor maneira possível. Vamos lá? 

1. Mantenha as notificações de atraso 

Mantenha contato com o inquilino, é super importante. O envio de dicas e informações por WhatsApp pode facilitar o caminho para também encaminhar avisos sobre atrasos no pagamento. É imprescindível tomar cuidado com as palavras para evitar um clima desagradável com o inquilino. 

2. Humanize a cobrança

Levar em consideração todas as necessidades do cliente implica em uma boa experiência do mesmo, visando sempre sua satisfação. A cobrança pode ser resolvida com um diálogo franco. Humanize o atendimento e não trate seu cliente como apenas um número. 

3. Defina o melhor prazo de pagamento

Quando o atraso no pagamento do aluguel for recorrente, o ideal é conversar com o inquilino sobre uma nova data para a quitação. Lembre-se sempre de resolver a situação de forma amistosa. 

4. Cobre a multa acordada no contrato

O contrato de locação é fundamental para a segurança de ambas as partes, em casos de imprevistos. Ele garante o direito de pagamento de multa e juros se o valor do aluguel não for pago em dia pelo locatário. Em situações em que o atraso é de poucos dias ou se o cliente tiver um bom histórico de pagamento, essa multa pode ser negociada. 

5. Tenha um histórico de pagamentos

Inúmeras são as razões que podem implicar no atraso do pagamento do aluguel. A inadimplência é um caso isolado na maioria das vezes, e isso pode fazer toda a diferença para pensar na estratégia de negociação. Ter um  histórico de pagamento dos clientes, facilita na identificação dos inquilinos que atrasam com recorrência. Com esse sistema de gestão, fica mais fácil criar uma comunicação com essa parte específica dos locatários, mantendo sempre a relação linear e saudável. 

Não é fácil administrar um condomínio, afinal, envolve pessoas com estilos de vida diferentes. Lidar com situações delicadas é super comum, mas é importante estar preparado para encará-las e resolvê-las da melhor forma possível. A NovaLRB está aqui para te ajudar com isso. Vamos administrar juntos?

Categorias
Condomínio

05 dicas de como reduzir os gastos do seu condomínio

Reduzir os gastos do condomínio é o objetivo de muitos síndicos. Afinal, ninguém quer correr o risco de entrar no vermelho, né? Confira algumas práticas que podem ser adotadas para diminuir os custos no prédio.  

Primeiramente, vale lembrar que, apesar de ser uma tarefa não tão simples, não é um bicho de sete cabeças. Com planejamento e organização, o objetivo de reduzir os gastos do condomínio pode ser alcançado com sucesso. Além disso, algumas práticas encurtam o caminho para deixar a gestão do síndico mais saudável, financeiramente falando. 

De antemão, é necessário entender quais os principais gastos que um condomínio pode ter. Por exemplo, como um todo, a folha de pagamento pode comprometer até 50% dos custos do prédio. Além disso, gastos com água, energia elétrica, gás, entre outros, podem chegar a 30% da folha do orçamento. 

Assim, com tantas contas entrando, reduzir os gastos do condomínio pode ser uma alternativa interessante para não entrar no vermelho. Veja algumas práticas que síndicos e moradores podem aplicar e contribuir para o “bolso” do prédio.

Veja dicas para reduzir os gastos do seu condomínio 

Para reduzir os gastos do condomínio é necessário entender que alguns pontos são importantes para que isso seja possível. Para exemplificar melhor, veja bem. Se um condômino fica inadimplente quem assume o valor? O condomínio, afinal, é preciso arcar com o pagamento das contas. Pode parecer que não, mas isso afeta os custos do prédio. 

Dessa forma, chegamos ao ponto principal deste post. Como reduzir os gastos do condomínio? 

01. Planejamento e organização

Primeiro de tudo, planejar e organizar é muito importante para reduzir os gastos de um condomínio. Assim, é possível ter uma melhor gestão dos recursos disponíveis no condomínio. Com planejamento e organização, o síndico consegue evitar surpresas desagradáveis em sua gestão. 

02. Conheça as contas do condomínio 

Ao passo que o síndico conhece as contas do condomínio, reduzir os gastos acaba virando uma tarefa mais fácil. Ou seja, o síndico precisa ter o controle dos recursos e como eles são destinados. Afinal, com isso, as medidas adotadas para diminuir os custos serão mais assertivas. 

03. Atente-se ao uso de energia elétrica e água 

Esses serviços são uns dos que mais geram custos para o condomínio. Porém, existem alternativas que auxiliam no uso mais consciente desses recursos. Uma delas é trabalhar a conscientização dos condôminos. 

Nesse sentido, é importante que todos saibam a importância de economizar esses recursos e que todos saem ganhando. Ou seja, quando há economia, a cota condominial fica mais em conta e as despesas do condomínio diminuem. 

A sustentabilidade também entra em pauta nessa questão, tanto para economizar água quanto para economizar energia. Adotar medidas de captação de água da chuva e lâmpadas de led podem contribuir para a redução dos custos. 

04. Realize a manutenção preventiva

Investir em manutenção preventiva reflete positivamente no orçamento do condomínio. Isso porque evita que o síndico tenha gastos urgentes, muitas vezes utilizando verbas que podem comprometer o fluxo de caixa.  

05. Cobre os inadimplentes 

Agora, vamos falar de uma verdadeira dor de cabeça para os condôminos: a inadimplência. Quando ela ultrapassa o que está previsto pela gestão do condomínio, implica na falta de recursos para a quitação das despesas. Logo, o fundo reserva passará a ser utilizado, comprometendo o caixa. 

Às vezes, cobrar o condômino que está inadimplente pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, temos um conteúdo que pode auxiliar nessa situação: como aplicar cobrança sem perder a boa relação? Veja aqui.  

Gostou do conteúdo? Nós, da Nova LRB, esperamos que sim. Nosso objetivo é contribuir para uma gestão mais eficiente e tranquila para você, síndico. Veja mais conteúdos que transformarão a gestão do seu condomínio. 

Excelência em gestão Condominial, venda e locação.

Av. Feliciano Sodré, 1178
Várzea, Teresópolis - RJ
Tel: (21) 2741 - 4050

Área Cliente Abim

Faça seu login abaixo. Preencha com seu usuário e senha.